BOM SABER

Porque fazer colonoscopia?

As colonoscopias são realizadas para detectar anormalidades que podem incluir câncer e, de um modo geral, enquanto ainda são tratáveis. Também é importante fazer para ver os possíveis pólipos (pequenas lesões na superfície do cólon) antes de se desenvolverem potencialmente em possam ser câncer. Qualquer pessoa com 50 anos ou mais, ou com histórico familiar de câncer colorretal ou pólipos, deve se submeter ao procedimento com a regularidade que seu médico pedir.

A colonoscopia acontece com um tubo flexível equipado com uma pequena câmera de vídeo permite ao médico visualizar o interior do cólon. Essa visibilidade é crucial para detectar anormalidades no intestino grosso e reto.

Como identificar os sinais de alerta do câncer colorretal?

Existem vários sintomas que podem surgir, indicando possível câncer colorretal. Muitos dos mesmos sintomas podem ser sinais de outros problemas menos sérios, mas é importante prevenir se você suspeitar da presença de alguma doença. Os seguintes sintomas podem estar associados ao câncer colorretal:

• Dores abdominais;
  • Inchaço;
  • Fadiga crônica;
  • Sangue nas fezes;
  • Fezes estreitas / finas;
  • Diarreias;
  • Constipação;
  • Uma mudança nos hábitos intestinais;
  • Perda de peso;
  • Cólicas.

Então, como você sabe quando deve fazer uma colonoscopia? Se você tiver algum dos sintomas da lista acima por um período de tempo, ou se os sintomas se tornarem graves, é hora de prestar atenção e consultar um médico e agendar o procedimento, caso ele considere importante.