Laser na Proctologia – Agora Disponível em Novo Hamburgo

Segundo o coloproctologista Dr. Gustavo Braga do Centro Clínico Regina, esta tecnologia, já utilizada em especialidades como cirurgia plástica, cirurgia vascular e dermatologia, agora chega na proctologia como uma das opções menos invasivas para o tratamento de doenças como hemorróidas, fístula anal, cisto pilonidal, fissura anal e retirada de pequenas lesões anais. Os procedimentos podem ser realizados a nível hospitalar, ou até mesmo, em algumas situações, no próprio consultório com utilização de anestesia local, proporcionando ainda mais conforto ao paciente.

As vantagens GERAIS da utilização do laser em Proctologia são:

• Técnica minimamente invasiva;
  • Recuperação mais rápida por ser uma opção com mínimo dano cirúrgico e menos dor pós-operatória;
  • Melhor resultado estético, por produzir menores cicatrizes;
  • Menor tempo de cicatrização;

Dr. Gustavo Braga, traz essa tecnologia (Laser de Diodo) para o uso na proctologia de forma pioneira ao vale dos sinos, no intuito de otimizar os resultados cirúrgicos e a satisfação dos seus pacientes. Obviamente, é uma técnica que tem suas limitações, sendo necessária a avaliação de cada caso antes da cirurgia a fim da personalização do tratamento e assim, o aumento das taxas de sucesso.

Fissura anal e coagulação

As fissuras são feridas no ânus que surgem em função de algum trauma no ânus, como por exemplo fezes endurecidas. A correção cirúrgica consiste na secção parcial do esfíncter do ânus, havendo risco de incontinência anal ao paciente. No tratamento com laser, não é necessário realizar esta secção na maioria dos pacientes, minimizando assim riscos ao paciente.

Vantagens do laser:

• Efeito analgésico de forma rápida;
  • Pós-operatório com menos dor;
  • Rápido retorno à vida normal.

Fístula perianal

As fístulas aparecem em decorrência de infecções ou inflamações na região anal, apresentando um trajeto anômalo entre o reto e a pele próximo ao ânus. O tratamento cirúrgico convencional exige a abertura deste trajeto da fístula, muitas vezes sendo necessários mais de uma cirurgia. O laser permite a acelerada cicatrização do trajeto, permitindo uma recuperação mais rápida e com menores riscos de lesões no esfíncter anal.

Vantagens do laser:

• Maior precisão na coagulação do trajeto fistuloso;
  • Preservação do esfíncter anal;
  • Pós-operatório mais curto e com menos dor;
  • Rápido retorno à vida normal.

Hemorroidas

Na técnica de tratamento da doença hemorroidária a fibra do laser de Diodo é colocada na base do mamilo hemorroidário e então o laser é disparado, com redução quase imediata do tamanho da hemorróida, diminuição dos sintomas, sem a famigerada dor da cirurgia convencional.

• Precisão da coagulação;
  • Pós-operatório mais curto e mínimo desconforto;
  • Rápido retorno à vida normal;

Cistos pilonidal

Os cistos pilonidais podem ser tratados com laser de forma eficaz e com poucas repercussões estéticas e diminuto tempo de recuperação. A operação tradicional consiste na retirada em bloco de todo o cisto e de suas ramificações, muitas vezes necessitando de meses de recuperação até sua cicatrização completa.

• Secção mais delicada;
  • Coagulação imediata e precisa;
  • Melhora do aspecto estético;
  • Diminuição da secreção pós-operatória;
  • Diminuição do tempo para completa cicatrização
  • Rápido retorno à vida normal;

Tratamento de HPV

As lesões causadas pelo HPV podem ser vaporizadas com laser de diodo com eficácia. A boa absorção do laser pela mucosa permite atingir as regiões onde se instala o vírus, trazendo resultados consistentes em relação a recidiva, com grandes benefícios para os pacientes.

Vantagens do laser:

• Maior especificidade e controle de profundidade;
  • Menor dano ao tecido adjacente;
  • Menor risco de recidiva da doença

Dr. Gustavo Lisboa de Braga
Médico Coloproctologista